terça-feira, 21 de outubro de 2014

Luísa Alexandra

A segunda entrevista no Dinis Like the King é com a nossa Luísa Alexandra. A Luísa para além de ser uma pessoa extraordinária sempre pronta a ajudar e a partilhar conhecimento é muitas vezes o nosso SOS cozinha (costumo chamar assim). Dona de um dos Blogs (Blog, Facebook  e Youtube) mais apetecíveis de sempre é mãe de um casal super amoroso de personalidade forte. 


Antes de saber o sexo dos bebés já tinha preferência?
Nunca tive preferência, acho que o mais importante é que seja saudável e que tudo corra bem.
Mas o meu marido sempre teve o "feeling" que era um menino, já antes de casarmos ele dizia que o nosso primeiro filho seria um rapaz e inclusive tínhamos já o nome escolhido apenas para rapaz.

Foi "vitima" das tão famosas adivinhações populares? (por exemplo mãe com cara bonita é menino, barriga redonda é menina...) 
Sim, acho que isso é inevitável!
Apesar de, evidentemente, existir sempre quem acerte e quem erre. É uma "ciência" em que há 50% de hipóteses!

Qual a sua reacção quando ficou a saber que ia ter um rapaz? 
Fiquei feliz não propriamente por mim mas pelo meu marido.

Como correu o parto?
O parto correu muito mal. Eu fiz pré-eclampsia e estivémos ambos em risco de vida.
Ficámos internados nos cuidados intensivos, eu fiquei durante 3 dias, o Pedro Octávio durante 11 dias.


Sofreu dos chamados "babyblues"?

Nunca notei qualquer tipo de depressão depois dos meus filhos nascerem.
Acho que existe sempre uma altura de adaptação, umas alturas em que corre tudo bem, noutras alturas as coisas correm menos bem e evidentemente que isso se reflecte no nosso bem estar. Se o nosso filho está com cólicas e não dorme bem nós também não dormimos, no dia seguinte estamos de mau humor ou qualquer coisa nos faz explodir ou chorar. Não é logo princípio de depressão! É um conjunto de factores que nos levam a ter reacções menos "normais".

Como foi a escolha dos nomes? 
O nome dos meus filhos foi uma escolha minha e do meu marido. O meu filho tem o nome de um falecido irmão do meu marido, que morreu ainda bebé, com 9 meses, e foi uma maneira de o homenagearmos.

Durante e após a gravidez recebeu comentários e dicas daqueles que ninguém tem paciência para ouvir?Eu não tenho paciência para o que não me interessa e não tenho problemas em o afirmar, por isso quando alguém começa a dizer-me alguma coisa que eu não gosto a conversa geralmente acaba nesse momento.

Quais?
 Assim de repente uma das coisas que não admito que me digam é que uma criança não precisa de colo, que os devemos habituar às cadeirinhas, a dormir sozinhos e não ir logo agarrar quando choram. Irrita-me profundamente isso!
Eu sempre andei com os meus filhos ao colo, até o seu peso permitir, e ainda hoje adoro sentar-me com eles ao colo. São atitudes de carinho que se devem manter sempre.

A sua menina teve ciumes quando o mano nasceu?O Pedro Octávio é o mais velho. E teve muitos ciúmes quando a irmã nasceu. Ainda hoje tem :)



 Que truques a Luísa usou para a adaptação dos dois?
Os meus filhos não se dão bem. Andam sempre a implicar um com o outro. Mas também conseguem estar uma tarde inteira a brincar e não se ouve barulho de tão entretidos que estão. Depende do estado de espírito.



Sentiu ou sente a tal sensação de "...e para menino não há mais nada?" ao entrar nas lojas de roupa?

Não, acho que existe uma enorme oferta de roupa e acessórios para menino!

Como envolve os seus filhos na sua profissão?

A minha profissão nada tem a ver com culinária! Tem a ver com computadores. Os meus filhos quando eram mais pequenos iam frequentemente comigo para o escritório, até porque é uma empresa familiar e tenho a facilidade de os levar sempre que quero.  Agora que já andam na escola é menos frequente, mas por vezes quando os vou buscar à escola ainda os levo comigo para o trabalho.



Por experiência com que idade e como devemos apresentar a culinária aos nossos filhos?

Quando começam a perceber. As crianças gostam muito de imitar e ajudar. Por exemplo a colocar a louça na máquina, a tentar lavar louça, a levantar a mesa, a colocar a massa nas formas, a decorar os bolos, os meus filhos sempre gostaram de fazer esse tipo de coisas.


Quando o assunto é culinária os meninos preferem fazer o mais fácil? Uma ou duas receitas que funcionam com eles?
Os meus filhos gostam muito de fazer croissants, e garanto que ficam perfeitos!

Ser mãe de um menino é: uma benção!


Muito obrigada Luísa!

Sigam o Facebook de Dinis like the King





7 comentários: