quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Síndrome da Balança

Sofrem? Eu, sim!
A frase da minha vida é "estou de dieta"! 
Estou sempre de dieta... muitos chamam estilo de alimentação mas para mim que gosto de comer "miminhos" é DIETA!
Após a gravidez já perdi peso mas tenho episódios gordofóbicos e
estou sempre no drama.
Agora chega a nossa maior parte do drama: A balança!
Ter uma balança em casa é importante, importante até demais mas... 
Quando iniciamos uma dieta (com pés e cabeça) devemos pesar de semana a semana, nunca de dia a dia. Sabem porquê? 
Encontrei estas razões pela Internet:

  1. Você nunca vai ficar satisfeita: quando a balança mostrar que você perdeu 1 quilo, você vai ficar chateada porque estava esperando perder 2; quando você perder 2 quilos (como você estava esperando), você vai ficar chateada porque vai pensar “poderia ter perdido 3”; quando você não emagrecer nada, é muito provável que você perca o foco e queira parar a dieta ou os exercícios, afinal, do que adianta tanto esforço se não estou emagrecendo nada?
  2. Isso pode influenciar o seu humor. Mesmo que a gente não queira, acabamos deixando aquele número que apareceu na balança influenciar negativamente o nosso humor (e por muitas vezes o nosso comportamento) pelo resto do dia.
  3. Seu peso muda constantemente: o número que aparece na balança pode mudar de hora em hora e de um dia para o outro por razões que não tem nada a ver com perder ou ganhar gordura. O seu peso vai ser diferente antes e depois de você comer, beber, ir ao banheiro, se exercitar, etc.
  4. A balança não conta toda a história: aquele número que aparece na balança não vai te dizer se o seu colesterol baixou, se você perdeu alguns centímetros e mudou a sua forma física, se você aumentou sua flexibilidade, etc.
  5. Isso se torna um jogo: muitas pessoas fazem mudanças temporárias e drásticas só para ver o número da balança baixar. Mas mudanças temporárias só nos dão resultados temporários. A única forma de conseguir resultados permanentes é fazendo pequenas mudanças, de forma gradual e permanente no nosso estilo de vida.
Outros factores que tenho para mim e também pelos nutricionista que acompanharam já algumas dietas minhas aqui vai:

Pesar sempre ao acordar, sempre na mesma balança e sem roupa

Se ao jantar o comer estiver virado mais para o sal ou pimenta na manhã seguinte vão estar com retenção de líquidos logo o peso aumenta

A fase da menstruação é para esquecer provavelmente uma semana antes e durante podem ver a balança aumentar uns 2 a 3 kg (ganho de peso falso)

Começar na dieta com uma peça de roupa (de preferência calças) como referência e sempre que a balança não sair daquele peso, experimentem as calças e vão ver que afinal está a resultar 

Meias de leite e galões fazem inchar

Nenhum comentário:

Postar um comentário